Bled é o Postal da Eslovénia. É uma paisagem super bonita e – apesar de ser incrivel no verão por tudo o que podes lá fazer – no Inverno quando eu fui tinha um charme especial. A chuva a cair, para além de ser melódico, dá uma sensação de calma como se fôssemos um só com a natureza.
Estou a brincar, odeio apanhar chuva. A chuva só é boa quando estamos em casa.
No entanto, as nuvens e o nevoeiro dão um ar místico.

COMO CHEGAR A BLED
Se estiverem em Ljubliana é só comprarem um bilhete de autocarro na estação, é mais ou menos 12 euros por ida/volta e a viagem dura mais ou menos hora a meia. Se não tiverem carro é a maneira mais simples de ir.
Quando lá estiverem podem fazer imensa coisa. Dar uma volta ao lago (são mais ou menos 6km) e ver as diferentes vistas, a cada 10 minutos vão parar para tirar uma foto ou apreciar os diferentes ângulos da paisagem só.

BOLO BLED
Comer o Bolo Bled que é um bolo tipicamente lá da zona – daí chamar-se Bolo Bled, quem deu o nome sabe o que está a fazer. Não é mau mas vivo bem sem voltar a comer. Já bolas de berlim com creme, tiram-me isso e eu fico sem chão.

CASTELO EM BLED
Tem também um Castelo daqueles clássicos lá no cima de uma montanha. A entrada custa 5 ou 10 euros. Subir ao castelo é cansativo porque é inclinado e tem muitos degraus, mas, pelo menos consegues ver a excelente vista do lago e da cidade, com uns incríveis novos glúteos.
Miradouro Ojstrica é uma subida de 1,5km mais ou menos, eu optei por ir ao castelo e então não tinha pernas para mais. A subida é mais complicada do que no castelo mas é grátis e a vista é igualmente excelente!

VINTGAR GORGE
Mais ou menos a uma hora de Bled está Vintgar Gorge que infelizmente estava encerrado quando fui, mas se forem e estiver aberto não percam! E o lago Bohinj está também muito perto.
Bled foi o único destino para onde viajei e tive pena de não ter ido no Verão, porque tinha aproveitado muito mais toda a Natureza em redor.

POSTAL DA ESLOVÉNIA
Ainda assim, ir no Inverno é na mesma uma excelente experiência pela vista. A ilha no lago, as montanhas, o castelo, parece mesmo um conto de fadas. Para ser perfeito só faltava a Elsa do Frozen a cantar o Já Passou.

 

——————————

Gostaste do post?
Segue-me no Insta. Por cada novo seguidor um golfinho na Austrália vai sorrir.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Paulo Ricardo Oliveira (@coisoetal) on

Também podes (e deves) comentar e partilhar: