Diário da Viagem a Verona

 
ROMEU E JULIETA

“In fair Verona where we lay our scene”.
A história é engraçada, Shakespeare com as suas palavras conseguiu tornar um lugar mundialmente famoso, mesmo sem nunca ter ido lá. Verona foi a inspiração para a história de Romeu e Julieta. A famosa casa da Julieta está lá, com a varanda e a estátua dela.

TRADIÇÃO DA ESTÁTUA DA JULIETA

Estátua essa que tem uma tradição que me parece rídicula: toda a gente toca na mama dela porque – alegadamente – dá sorte no amor. O movimento #MeToo ainda não chegou a Verona. E para além disso a Julieta tem 13 anos, por isso também há essa questão.

De qualquer das formas para quem o faz não tem nada a perder, ou toca na mama e arranja um parceiro/a e é feliz para sempre, ou pelo menos tocou numa mama. Ainda assim estou contente por não haver estátua do Romeu, porque imagino onde teríamos de tocar.

CONSELHOS PARA VISITAR

É uma cidade bastante bonita e pequena, deixo umas dicas: A Arena, uma espécie de coliseu de Roma muito bem preservado e a praça onde esta está incluida. O beco com a varanda da Julieta, vale a pena lá passar nem que seja para ver toda a gente a tirar senhas para tocar na mama dela. O castelo Vecchio (velho) e a ponte Vecchia – se uma ponte em Portugal se chamasse Ponte Velha eu acho que não passaria para o outro lado, mas o italiano dá outro charme. A Piazza Delle Erbe, uma das praças principais de Verona com edificios muito bonitos e um mercado com comida e coisinhas para comprar (que vão ter de carregar o resto do tempo enquanto andam pela cidade – isto não é nenhuma dica, é mais uma boca para eu não me esquecer e não comprar coisas logo no inicio e depois andar com sacos o resto do dia). Ir ao Castelo San Pietro é bonito, mas na colina tem imensas árvores que tapam muito da vista. Ainda assim, é a melhor vista panorâmica da cidade. Lá em baixo, ao pé do começo da subida há a ponte Pietra.

CIDADE ROMÂNTICA
É mais ou menos a meio caminho entre Veneza e Milão e se tiverem disponibilidade de tempo aconselho a passar um dia em Verona.
É supostamente uma das cidades mais românticas de Itália por isso foi boa ideia ter ido sozinho. Eu parecia um candelabro de tantas velas que segurei.

 

——————————

Gostaste do post?
Segue-me no Insta. Por cada novo seguidor um golfinho na Austrália vai sorrir.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Paulo Ricardo Oliveira (@coisoetal) on

Também podes (e deves) comentar e partilhar: